quarta-feira, 3 de março de 2010

Quem ao jogar video game nunca virou o controle num jogo de corrida mesmo sabendo que o carro nunca vai fazer a curva por causa disso? Com o último console da Nintendo, o Wii, tanto isso quanto simular um revólver, uma raquete, uma espada e mais uma série de coisas foi possível. O que revolucionou a forma de se jogar video game e expandiu muito o público e a faixa etárica dos jogadores.

Estou aqui hoje para falar sobre o design atuando nos nossos sentidos, como na visão, aonde é sempre bom ver alguma coisa que nos traga prazer ou que seja necessário que nos cause um incômodo. Seja essa alguma coisa que nos deixe confortáveis, nos faça sentir em um lugar familiar ou simplesmente nos cause um conforto visual pelo simples fato de ser belo. Ou na audição, que é o segundo sentido mais utlizado para o design por estar mais ligado à emoção. Pode atuar de inúmeras formas como uma música, sons vindos de diferentes raízes ou simplesmente alguém falando. Vou agora dar um exemplo do design atuando em cada um nos nossos outros sentidos.

As mulheres me perdoem, mas para falar sobre o tato não consegui imaginar uma coisa mais atual, inovadora e com um design bonito do que os recentes Tenca Eggs. Já sendo febre no Japão e agora começando nos Estados Unidos, esses produtos prometem uma nova experiência com relação à masturbação masculina. Tendo diferentes modelos com diferentes texturas, cada uma causa uma sensação diferente, indo da mais suave à mais intensa tanto na hora da masturbação quanto depois.
Para falar sobre o paladar não existe nada melhor do que a nossa própia língua, que foi muito bem projetada para sentirmos o gosto dos alimentos. Suas papilas gustativas estão localizadas em locais bem estratégicos, como mostra a imagem. E ela foi projetada para fazer os alimentos percorrerem por ela quando mastigados.


Sendo o senso mais ligado à memória, o olfato é particulamente importante. Em alguns cinemas e vários parques temáticos eles estão usando também o cheiro como meio de envolver ainda mais as pessoas com a situação que estão presenciando pelo filme ou pelo brinquedo. No Japão já foi inventado e está a venda um aparelho cujo com ele é possível enviar e receber aromas pela web, mas o modelo demonstrativo ainda custa dez mil dólares. Está sendo trabalhada uma versão mais barata caseira deste produto.

Bibliografia:
http://www.digital-web.com/articles/web_design_for_all_the_senses/
http://www.usatoday.com/tech/news/2004-12-08-internet-smell_x.htm
http://www.unplggd.com/unplggd/tvs-video-screens/smellit-smellovision-gets-one-step-closer-to-reality-076541

Nenhum comentário:

Postar um comentário